top of page

Trabalhos e Pesquisas sobre o uso de Robótica Educacional

Introdução

 

Ao consultarmos a literatura sobre aplicação de Robótica Educacional no ensino e aprendizagem de Matemática, detectamos alguns trabalhos. As pesquisas encontradas são relatos de experiências que descrevem os detalhes da intervenção pedagógica realizada.

Possibilidades da Robótica Educacional para a Educação Matemática.

 

Neste trabalho, Almeida (2007) narra uma experiência de aprendizagem na qual a Robótica Educacional foi utilizada como um meio para a construção de conceitos matemáticos pelos alunos. Para isto, um robô na forma de carrinho foi construído com poliedros e corpos redondos. O próprio processo de construção do robô permitiu aos estudantes aprenderem e aplicarem conceitos matemáticos (poliedros, polígonos, áreas, volumes, ângulos e outros) e de lógica para programação do robô, utilizando a linguagem LOGO.

Robótica Educacional como Cenário Investigativo nas Aulas de Matemática.

 

Maliuk (2009) relata suas experiências nos anos de 2007 a 2008 com a utilização de robótica nas aulas de Matemática em uma escola de Ensino Fundamental de Porto Alegre (RS).

A autora adotou a abordagem teórico-prática proposta por Ole Skovsmose, cujos cenários para investigação são pensados em paralelo com a sala de aula tradicional. Assim a intervenção proposta, foi realizada junto a quatro turmas de 9° ano do Ensino Fundamental, por meio de estratégias de aprendizagem matemática na perspectiva do uso da Robótica Educacional para o ensino de temas variados da Matemática, como por exemplo, as equações de distância e movimentos.

Robótica Educacional: Uma metodologia educacional no estudo de funções do 7° ano.

 

Andrade (2011) propôs a realização de atividades práticas com o uso do kit de Robótica Educacional em duas turmas do 3° ciclo, visando trabalhar os conceitos e formulações sobre funções do 1° grau e suas variantes.  Em suas considerações finais, Andrade (2011), constatou que os alunos desenvolveram competências tanto em nível de raciocínio matemático como da comunicação matemática. Nas tarefas propostas assistiu-se a diálogos fundamentados, entre alunos que normalmente não participavam. Para Andrade (2011) foi evidente a motivação, interesse, colaboração em grupo e envolvimento dos alunos nas tarefas propostas.

 

A metodologia da robótica no ensino fundamental: o que dizem professores e alunos?

 

As autoras narram suas experiências com a metodologia LEGO® ZOOM com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola particular do Recife (PE). A metodologia em questão foi desenvolvida pela divisão educacional do grupo LEGO®, em parceria com renomados institutos de ensino e pesquisa, dentre eles o MIT. Este trabalho resultou na elaboração do projeto LEGO® Educacional, que é desenvolvido no Brasil em parceira com uma empresa chamada Edacom Tecnologia e ZOOM Editora, tendo em sua proposta pedagógica a utilização de um Kit Tecnológico associado a revistas como paradidáticos.

 

bottom of page